É extremamente comum que a maioria das pessoas tenham sentimentos desagradáveis antes, durante e até depois de uma apresentação.
Eu sei disso porque eu já fui assim, eu fui a pessoa mais tímida do mundo até a minha adolescência.
SIM, falo isso sem exageros, eu era incapaz de olhar nos olhos de uma pessoa para conversar, mesmo que fosse alguém da minha família.
Mas aos 14 anos de idade eu fui colocado a prova numa das situações mais marcantes da minha vida.
Eu tive que ministrar uma aula de informática para engenheiros da antiga KODAK. Tudo bem que eu tinha todo o conhecimento técnico, mesmo nessa idade, mas falar em público era realmente um mega problema para mim.
A proprietária da escola me pediu (quase implorando), pois não tinha outra solução e eu sem saber o que fazer disse sim, pois ela tinha fechado o contrato.
Meu corpo tremia inteiro, tive brancos em vários momentos, suava da cabeça aos pés e eu cheguei a “borrar” as calças durante a aula, acredita!?. Sério, só eu sei como me senti.
Eu não deixei transparecer, dei um intervalo de 20 minutos para café e banheiro, corri até a minha casa (que ficava bem próxima a escola), tomei banho, me troquei, voltei para a escola e finalizei a aula.
Aquela seria a experiência que mudaria tudo na minha vida, eu poderia nunca mais voltar, mas escolhi superar esse desafio e cumprir o prometido. E daquele dia em diante eu percebi que comunicar-se bem seria o meu GRANDE PODER.
Eu precisei praticar por muito tempo, superar outros desafios, aprender inúmeras técnicas, mas te garanto uma coisa: VALEU A PENA.
Se por acaso você, mesmo que em uma “escala pequena” se identificou com a minha história, se você se sente mal antes, durante ou até depois de uma apresentação – seja para duas ou milhares de pessoas – se você sente uma, ou várias das características abaixo, o curso Segredos da Oratória é para você.